Mensagem pregada no dia 20/03/2010 no culto jovem da IBCT (www.ibct.org.br)
Muitas vezes, nós jovens, agimos semelhantemente à Kat. Olhando o vídeo, podemos achar que nunca agimos ou agiremos dessa forma. Mas, tornamo-nos iguais a ela todas as vezes que nos negamos a realizar a ORDEM de Jesus Cristo: Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém (Mt 28.19-20). Antes de respondermos ao tema da mensagem, precisamos lembrar do amor de Deus e quem somos diante Dele.
O amor de Deus
As Escrituras Sagradas nos revelam a universalidade do pecado. A natureza humana é decaída e totalmente depravada. Todos nós nascemos corrompidos pelo pecado. Significa que a nossa natureza humana sempre nos convence a fazer o que não agrada a Deus. Por esse motivo, não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque (Ec 7:20). Quando fazemos alguma coisa sem ter como objetivo principal a Glória de Deus demonstramos essa natureza. Se continuarmos nessa situação, o nosso fim será a morte eterna. Pois, o salário do pecado é a morte (Rm 6.23).
Mas, Deus enviou o seu único filho para morrer em nosso lugar e com isso nos livrar da morte eterna. Não merecíamos, mas Deus nos amou.E por isso, Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores (Rm 5.8). No momento em que a graça (dom imerecido) salvadora de Deus nos alcança temos forças para resistir ao pecado, porque não somos mais guiados pela natureza humana, mas pelo Espírito de Deus. Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus (1Jo 3:9). Mas, o que isso significa?
O amor de Deus é infinitamente grande ao ponto de nos transformar completamente. Por isso, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo (2Co5.17). Nos arrependemos dos nossos pecados e cremos que Jesus é o filho de Deus. Não somos mais escravos do pecado. Temos agora capacidade para fugir do pecado e agradar a Deus. [buscamos essa capacidade, mas de forma imperfeita] E assim como Ele nos amou, podemos amar aos outros, inclusive nossso inimigos!
Amados, a melhor e a maior forma de demonstrarmos esse amor que recebemos e que nos transformou, é através de missões! Assim como Deus enviou o seu Filho até nós para nos salvar, Deus quer nos usar para irmos até os perdidos para salvá-los! “Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo” (Jo 17.18). Jesus enviou seus discípulos. E nós? Também não somos discípulos de Jesus?
As dificuldades
Todos nós que somos salvos em Cristo sofremos tribulações e , muitas vezes, passamos por dificuldades para obedecer a Palavra de Deus. Ser crente não é fácil. Samuel, Jeremias e Davi, por exemplo, foram jovens que, também, enfrentaram muitas tribulações. O apóstolo Paulo também teve dificuldades, mesmo assim não desistiu, e disse: Não importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo,…. fique num só espírito, lutando unânimes pela fé do evngelho, sem de forma alguma deixar-se intimidar por aqueles que se opõem a vocês. Para eles isso é sinal de destruição, mas para vocês, de salvação, e isso da parte de Deus; pois a vocês foi dado o privilégio de não apenas crer em Cristo, mas também de sofrer por ele, já que estão passando pelo mesmo combate que me viram enfrentar e agora ouvem que ainda enfrento.”(Fp 1.27-29)
Falar é fácil, mas na prática a história é outra! Não é verdade? Será que estamos agindo igual a Kat ou somos piores? Por que às vezes estamos tão ligados em fazer o que a Palavra de Deus nos orienta, mas em outros momentos não? Parece que tudo fica confuso e temos a impressão que a nossa fé se foi…
Vejamos o que diz a Palavra do Senhor: Quando estamos unidos com Cristo Jesus, não faz diferença nenhuma estar ou não estar circuncidado. O que importa é a fé que age por meio do amor. Vocês estavam indo tão bem! Quem convenceu vocês a deixarem de seguir a verdade?É claro que quem os convenceu não foi Deus, que os chamou.Como dizem por aí: “Um pouco de fermento fermenta toda a massa (Gl 5.6-9).
Percebemos que a tradição judaica estava fazendo com que os cristãos perdessem o foco. Eles não estavam mais sendo guiados pela fé. O amor não estava mais sendo praticado. Fica claro, também, que não era Deus que estava convencendo-os a deixar a fé! Um pouco de “fermento” prejudicou muito! Ou seja, coisas, mesmo pequenas, contrárias à vontade de Deus podem prejudicar nossa fé. E hoje? O que está nos atrapalhando?… Filmes que não edificam? Pornografia? Jogos de violência? Conversar mentirosas nos MSN/Orkut/FaceBook ? Falta de respeito com os pais? Namoros impróprios? “Ficas”? O que seria?
O quanto conhecemos a Deus?
Podemos achar que a nossa falta de atitude para fazer a obra de Deus, inclusive missões, esta relacionada às nossas limitções e às dificuldades do dia a dia… então começamos a inventar diversas desculpas para não fazer isso ou aquilo, assim como Kat fez. Amados, a questão central da nossa falta de atitude não está relacionada as nossas limitações ou dificuldades! Está relacionada ao tempo que “gastamos” para conhecer o nosso Deus? Quanto tempo estudamos sua Palavra? Quanto tempo oramos? Ai está a resposta…
Se quiermos superar as dificuldades e fazer missões, precisamos “gastar” mais tempo com Deus, estudar mais a sua Palavra, orar mais! Precisamos conhecer mais o Deus da nossa salvação! Quando estivermos mergulhados na Palavra de Deus e esta controlar todas as nossas atitudes, pensamentos, emoções, todo o nosso ser… então seremos cheios do Espírito Santo! Teremos poder de Deus para: fugir do pecado, buscar santificação, agradar a Deus, e fazer MISSÕES! [mais uma vez: de forma imperfeita, o cristão não tem o "corpo fechado"...] Então, o que eu tenho a haver com MISSÕES? Se somos salvos, temos tudo haver! Amados, só podemos dar o que temos. Se um dia experimentamos a graça de Deus, e recebemos o seu amor, então esse amor que recebemos nos impulsionará para fazer missões.
Desafios …
-Colocar uma mensagem evangelística no MSN, GTALK, tc..
-Utilizar o Orkut: a) Colocar mensagens evangelisticas na “Mini Fazenda” dos outros / b) Utilizar o PROMOVA para divulgar a Palavra de Deus
-Para quem é universitário, procurar a ABU – Aliança Bíblica Universitária (http://www.abub.org.br/).
-Visitar hospitas, instituições, casas de recuperação, etc. (principalemente em datas comemorativas)
-Fazer um grupo de estudo (1h no máximo) no trabalho/universidade/cursinho para os não-crentes.
-Convide os não-crentes para virem a Igreja. Se necessário leve-os pessoalmente ao culto.
-Escreva sobre Deus. Montem um blog! Estude e escreva! Divulgue a Palavra.
-Trazer as pessoas que estão nas ruas para a EBD. Tenhamos uma classe especial para os moradores de rua. Nós, jovens, [e todos os cristãos] podemos ajudar nessa classe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário