“Qualquer ensinamento que não se enquadre nas Escrituras deve ser rejeitado, mesmo que faça chover milagres todos os dias”. (Martinho Lutero)

quinta-feira, 14 de abril de 2011

CONFIANÇA SEM ENGANO

                                                    Jeremias 17.5-13 consumismo-cruz 

“Mas eu abençoarei aquele que confia em mim, aquele que tem fé em mim, o Senhor”. (v. 7) 
 
Certa vez, escutei a seguinte frase: “Muita gente compra coisa que não precisa, com dinheiro que não têm, para mostrar a pessoas de que não gostam.” Está aí algo que retrata a sociedade altamente consumista em que vivemos, que valoriza muito mais o ter do que o ser. E que tem trazido muitas complicações à vida das pessoas, inclusive aos cristãos, como o endividamento e a cobiça.
Deus nos adverte sobre isso através do profeta Jeremias: “Quem pode entender o coração humano? Não há nada que engane tanto como ele; está doente demais para ser curado.” (v. 9) Realmente, é uma doença que possuímos e que muitos custam a aceitar: o pecado. Um detalhe é que quando a Bíblia fala em coração, muito mais do que as emoções, ele significa a fonte dos pensamentos. E como as pessoas se enganam em falsas seguranças como, por exemplo, o dinheiro, os bens, e a própria auto-suficiência.
Para os corações doentes é que veio Jesus. Nele temos a nossa vida restaurada e dirigimos a nossa confiança ao nosso Deus e Pai, que por tamanha prova de amor nos livrou de nossas culpas. Ele dá a promessa: “abençoarei aquele que confia em mim, aquele que tem fé em mim, o Senhor”.(v.7) Essa é a essência de termos um Deus que age em nosso benefício, que como diz Martinho Lutero “ter um Deus outra coisa não é senão confiar e crer nele de coração.”
Prezado amigo (a) não se engane com as aparências. Deus não ensinou que está somente onde há bens e riqueza. Muitos que pensam “desaparecerão como nomes escritos na areia” (v.13). Deus deseja ser o número 1 em nossa vida. Assim como assistimos atletas e competidores subirem ao pódio, em nosso coração Deus deve ocupar sempre o lugar mais alto. Assim, todas as outras coisas se organizam em sua vida.
ORAÇÃO: Senhor Deus, ajuda-me a colocar minha segurança e esperança somente em ti. Orienta-me para que as bênçãos materiais que colocas em minha vida não atrapalhem a minha vida de fé, revigorada pelo teu Filho Jesus. Amém.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...